A arte é o instrumento através do qual o homem se exprime sobre o mundo que o rodeia. O objeto artístico é o suporte físico da sua visão do mundo e é nele que o artista conserva, no tempo e no espaço uma leitura da realidade, um mundo alternativo que na sua mente se forma. É nesse objeto que a alma do homem se expressa em toda a sua complexa subjetividade e flui permitindo inúmeras impressões e significados que diferem de pessoa para pessoa.
Para que exista a criação de arte, algumas etapas são necessárias.
Primeiramente o homem observa. Detém a sua atenção sobre o mundo natural, humano e social até sentir afeção por algum aspeto que para ele se apresenta impressionante, merecedor de homenagem. Nesse momento o artista imagina. Mas o que é a imaginação?
(…) a faculdade de deformar imagem fornecidas pela percepção (…) de mudar imagens” Gaston Bachelard
Assim, o homem imagina. Deforma na sua mente, o mundo real, aquele aspeto que presenciou, desliga a realidade de si mesma e mistura-a de uma forma única, subjetiva… e cria um mundo imaginário, aonde as leis da física não se aplicam, tornando tudo possível. Nesse momento de criação, o artista sente uma necessidade de partilhar a sua visão, o seu mundo paralelo, de mostra-lo ao mundo e assim inicia o seu trabalho para o transmitir para o mundo real.
Assim, surgem as obras artísticas. Assim, surge a arte.
Atenção este post não acaba aqui! Para leres a continuação fica atento a novas atualizações!__________________________________________________________________________
Just because we all have blue dreams…

Enviar um comentário