O conceito de liberdade têm origem etimológica na palavra latina, “libertas” que significa autonomia e independência. Pode-se assim dizer que a liberdade é a “ausência de coerção”, sendo coerção a existência de alguém ou de algo que nos força ou nos impede de agir de certa maneira, retirando-nos dessa forma a capacidade de fazermos as nossas próprias escolhas.
Porém, todos os governos exercem algum tipo de coerção sobre as pessoas, pois se toda a gente fizesse o que quisesse estaria a própria sociedade em risco.
Apesar do ser humano não ter liberdade absoluta, pois existem determinadas leis tanto biológicas, como existenciais, politicas e sociais, que o impedem de concretizar todos os seus desejos, detém ainda uma liberdade limitada e condicionada. E é essa liberdade que lhe permite escolher uma opção entre muitas possibilidades que lhe são apresentadas, sendo essas mesmas decisões que o vão caracterizar como um individuo único com as suas próprias experiências de vida e formar a sua personalidade.
Por outro ponto de vista, se o homem fosse absolutamente livre, o mundo seria um autentico caos, sem regras nem ordem; sem quaisquer limitações a vida humana ficaria vazia, pois a inexistência de obstáculos para concretizar qualquer fim imaginável levaria ao termo do mundo como o conhecemos, no qual as pessoas não teriam “espirito”, força de vontade nem esforço. Não existiriam objetivos nem ideais nem mais nada para conhecer nem aprender deixando assim a própria vida em si de ter sentido.
A liberdade do homem está também condicionada ao Outro sendo, por isso, acompanhada de responsabilidade.
Atenção este post não acaba aqui! Para leres a continuação fica atento a novas atualizações!
__________________________________________________________________________
Just because we all have blue dreams…

Enviar um comentário