No outro dia vi uma reportagem sobre pedofilia na internet… Logo me lembrei de tantas outras vezes em que ouvi dizer como a internet é perigosa; como as crianças são convencidas por pedófilos a se encontrarem com eles e como as pobres criancinhas são enganadas. E, mais impressionante ainda, todas as pessoas questionadas parecem partilhar da mesma crença injustificada de que a internet é uma ameaça para os seus filhos.
Nada poderia ser mais ridículo! Claro que a internet disponibiliza um gigantesco aceso a todo o gênero de informação incluindo obviamente material pornográfico e permite também manter contato com pessoas que desconhecemos e que muitas vezes mentem sobre a sua identidade. Tudo isto acontece e é um facto que não pode ser alterado, porém há limites na culpa que se pode depositar na internet quanto a pedofilia!
Primeiramente as pessoas continuam a defender, erradamente, a ideia de que as pobres criancinha inocentes não sabem o que estão a fazer na internet… como os cordeirinhos que são enganados por o lobo! A verdade é que muitas delas sabem melhor aquilo que estão a fazer do que os próprios pais! Não são assim muitas as criancinhas inocentes hoje em dia, muitas delas não chegam mesmo a ser ingênuas como os pais pensam que elas são! E sim, refiro me mesmo a crianças entre os 7 e os 16.
Em segundo lugar muitos dos sites que disponibilizam estes conteúdos e este tipo de chats eróticos avisam explicitamente que menores de idade não podem visualizar os seus conteúdos! Mesmo assim os pobres cordeirinhos saltam por cima destes avisos e prosseguem travando conhecimento com indivíduos tudo menos éticos.
Bem, pergunto me até que ponto se pode culpabilizar a internet por colocar estas criancinhas em perigo quando a grande maioria dela sabe exatamente que não deveria estar naquele site e que não deveria estar a conversar com aquelas pessoas. Ainda que sejam crianças elas tem que ser minimamente responsabilizadas pelos seus atos e não apoiadas pondo as culpas na internet que até parece que as obrigou a travar conhecimento com aquelas pessoas!
Passando isso a frente, mesmo uma criança com 7 anos devia ser educada para saber que não deve em caso algum revelar a sua verdadeira identidade para desconhecidos muito menos o seu endereço ou contato, tanto na internet como na própria rua!
Uma criança que se encontre nessa situação, está nessa situação porque se permitiu estar! É altura de abrir os olhos e educar as crianças em vez de colocar as culpas em algo que não o tem! Além de que, é melhor começarmos a aceitar que no estado em que a sociedade se encontra, existem vilões.
Não vivemos em contos de fadas, os pedófilos, violadores, ladrões e assassinos estão por ai e provavelmente estarão sempre, a solução passa por ensinar aos nossos filhos como evita-los.
__________________________________________________________________________
Just because we all have blue desires…

Enviar um comentário